domingo, 12 de julho de 2009

Curso de Blogs - Como montar um LINK

.
Criando links para seu Blog

Autor: João Cruzué

Links
Figura 1

Esta postagem vai lhe ensinar COMO FAZER e colocar um link em qualquer postagem do seu blog, site, scraps de Orkut, etc. O propósito deste curso é compartilhar conhecimento para que blogueiros cristãos iniciantes conquistem mais qualidade na publicação de seus blogs.


O que é um link?

Resposta: Link é uma ponte que abre um novo endereço virtual. Uma página. Que pode ser de um site, um blog, ou de um texto específico. Quando você coloca o ponteiro do mouse sobre ele, (sem clicar) no cantinho do seu monitor (embaixo à esquerda) vai aparecer esse endereço.

Por exemplo: se você puser o ponteiro do mouse sobre a palavra link do primeiro parágrafo, vai descobrir o endereço do meu blog que vai aparecer (lá embaixo). Se você clicar sobre ele, vai abrir a página principal do Blog Olhar Cristão. Para voltar, basta usar a seta próxima do menu do Windows.

Links então são como portas redirecionais que a um clique de mouse abre outros endereços. Possivelmente, você já deve ter assistido algum episódio do filme Jornada nas Estrelas, onde há uma sala de teletransporte. Pois bem, quando você faz a montagem de um link, analogamente, através dele você pode mudar de um endereço virtual para outro.

Esta é a função do link: mudar de uma página virtual para outra.


Como montar um link?

Resposta: A figura 1 resume e simplifica o entendimento. Vou começar a recortar parte por parte para lhe mostrar como se faz. Vou fazer isso em agradecimento aos velhos e futuros amigos do Blog Olhar Cristão e da União de Blogueiros Evangélicos da qual faço parte.

forma básica para montar um link

Pratique digitando exatamente o que vê:

Entre as aspas, você vai colar o endereço que quiser linkar, veja o exemplo abaixo, também recortado da figura 1:

coloque o endereço entre as aspas da "forma"


Entre os sinais > < (maior e menor que), você pode colocar qualquer nome.
no exemplo abaixo digitei o nome do curso.

nome do link


Veja agora o resultado: Curso de Blogs


Conhecimento adicional 1 : Se você colocar o mouse sobre o título da postagem lá em cima e clicar com o botão direito, vai abrir uma caixa de seleção. Use a opção "copiar link". Pronto. se você Colar este endereço na ESTRUTURA DO LINK, vai evitar a digitação. Este exemplo leva a seguinte conclusão: Sobre qualquer palavra ou frase que você colocar o mouse por cima e aparecer a "maozinha" no lugar do ponteiro do mouse, isto é link e pode ser copiado.




Conhecimento adicional 2 - Se você for no alto de uma página qualquer da internet e der um clique no endereço da barra do navegador, ele vai adquirir um fundo de cor azul. Veja no exemplo abaixo: "http://olharcristao.blogspot.com/". Se você clicar com o botão direito e copiar, poderá colar este endereço depois em qualquer ESTRUTURA de link que quiser. Sem digitar.


Barra de Endereço do navegador (browser) Firefox


Conhecimento adicional 3: Lembra de que lá em cima eu disse a você que ao posicionar o ponteiro do mouse sobre um link (sem clicar) o endereço dele vai aparecer no cantinho esquerdo, embaixo, do seu monitor? Se isso não está acontecendo no seu computador, é fácil habilitá-lo. No menu Exibir do Windows, clique em "Barra de status" para habilitar. Vou colar uma figura abaixo para demonstrar.

navegador com a Barra de status habilitada


.
Se você gostou desta aula ou tenha alguma crítica a fazer, deixe seu comentário ou escreva para mim: cruzue@gmail.com. Se você tem um blog evangélico e ainda não está filiado à União de Blogueiros Evangélicos, junte-se a nós, fazendo sua inscrição aqui: UBE


(Nota do autor: cópia do post não autorizada)

.


20 comentários:

  1. Interessante esse tutorial.
    É importante que se incentive a linkagem de certo post ao invés da cópia quando se quer "homenagear" alguém.
    Aos olhos do Google cada link(não somente link para o blog, mas também para posts específicos) é um voto que a gente dá ao outro blog e que faz com que ele suba um pouco mais nas pesquisas.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Irmão João Cruzue,
    Muito obrigado, na condição de blogueiro iniciante sou muito grato por esta importante aula.
    Pb. Ginaldo Américo

    ResponderExcluir
  3. Bênçaõ Pr, todos suas dicas são muito bem vindas, se o Sr puder esinar como incrementar a faixa no topo do blog agradeço.
    Ev Arinaldo

    ResponderExcluir
  4. Maravilha, isto é parceiria mesmo, tudo isto aprendi pagando, e vc esta ensinando como faze-lo aqui. Tenho me proposto a alguns irmãos que me perguntam como fazer certas postagens e links.
    Gostei da idéia, pois ela é bem-vinda para uma KOINONIA mais profunda, para aqueles que não conhece o amor dos cristãos e sua união.
    Creio que este nome União dos Blogueiros Evangélicos é uma realidade. Parabens amado irmão Cruzue......Graça e paz!

    ResponderExcluir
  5. Irmão João que "mão na roda" essas aulas! Tenho um blog já há um bom tempo e não sabia ainda como montar um link. Obrigada! Deus o abençoe! Shalom!

    ResponderExcluir
  6. O conhecimento da teoria é muito importante. Geraldamente nos guiamos pela intuição.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. O conhecimento da teoria é muito importante. Geralmente nos guiamos pela intuição. Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Como para ter três colunas no meu Blog?

    Paulo Ventura

    ResponderExcluir
  9. Ótima aula, como sou iniciante preciso muito destas dicas.Peco, que se possível nos dê uma aula de como inserir músicas no blog.Um abencoado dia...

    ResponderExcluir
  10. Pastor agradeço a explecação.Desta vez eu aprendi.Deus abençoes
    omundoegospel

    ResponderExcluir
  11. estou començando formar um blog e quero ajuda!!!!

    ResponderExcluir
  12. faltou voce informar em parte do blog é que faz todo esse porcesso de linkagem. Onde monte o link, na postagen no gadet onde? grato por sua atenção

    ResponderExcluir
  13. maravilha para mim uma blogueira que está começando foi de fundamental importância ESTAS INFORMAÇOES obrigada.

    ResponderExcluir
  14. A PAZ DO SENHOR.IRMÃO SOU COMPLETAMENTE LEIGA NESSE ASSUNTO DE BLOG,POREM DEI INICIO A UM PARA ADOLESCENTES, MAS PRECISO DE MUITA AJUDA,POIS NÃO SEI COM TORNA-LO ATRATIVO E COMO DIVULGAR.AGUARDO SUA AJUDA.ABRAÇOS E QUE DEUS TE ABENÇOE.

    ResponderExcluir
  15. Não é isso que eu quero!Ja ouviu falar do Club Penguin?Eles dao LINKS pra gente postar nos blog so que eu quero FAZER um e não sei como!

    ResponderExcluir
  16. Gostei da aula. Agora vou verificar se aprendi, colocando-a em prática. Se não conseguir, voltarei aqui. Obrigada.

    ResponderExcluir
  17. Paz do Senhor irmão, estou tendo muita dificuldades, para aprender colocar links e atribuição em fotos, para os posts do meu blog. encontrei umas fotos bonitas mas eles pedem para colocar um back link. Socorro?! rsrs
    Obrigada, o seu blog as postagens são ótimos, verdadeira benção! Adriana

    ResponderExcluir
  18. João boa tarde! Estou fazendo algumas mudanças no meu blog e estou ha um tempão tentando colocar links nele e de todas a dicas que ja peguei nenhuma deu certo.Meu blog está uma bagunça. Onde colo o endereço para criar o link? Preciso apagar o que ja foi feito no blog? Se puder me ajudar agradeço...

    ResponderExcluir
  19. A paz do Senhor irmão,
    Vai ser de muita valia, este seus posts sobre blogs, espero que não pare agora, pois precisamos muito de dicas e ajuda.

    ResponderExcluir
  20. ESTOU INICIANDO UM BLOG HOJE E OBTIVE DICAS VALIOSAS DEMAIS E MUITO INCENTIVO TAMBÉM, QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO. A PAZ DO SENHOR JESUS SEJA COM VOCÊ!

    ResponderExcluir